top of page

Konskie - Polónia 2016

Para começar em grande o presente ano letivo 2016/2017, tivemos, logo na primeira semana de aulas, o quarto encontro Erasmus+ "A.P.P.L.E.S.". Decorrida ente 23 de Setembro e 3 de Outubro de 2016, esta viagem contou com a presença das alunas Matilde Salgueiro, Mariana Santos e Beatriz Casa Branca Santos, e dos professores acompanhantes Ana Luz, Helena Roquete, Pedro Graça e Francisco Salgueiro.

Durante estes dias, as alunas e os professores puderam, não só conhecer novas cidades, como também as alunas puderam integrar-se em três famílias e viver os costumes da Polónia. A semana foi preenchida com o programa realizado pelos colegas da Polónia, concretizada em atividades com equipas internacionais, formadas por alunos dos diferentes países que participam neste projeto : Itália, Grécia, Croácia, Lituânia e Alemanha. “Icebreaking challenges”, atividades desportivas (Ioga, Karaté, Ténis e Zumba), jogos de orientação, foram indispensáveis para conhecer diversos lugares, como Varsóvia e Konskie.

Para além de atividades lúdicas, foram também realizadas visitas a diversas empresas em Konskie, com o objetivo de tentar compreender a relação entre o trabalho e o bem-estar físico e mental dos trabalhadores.

Após as actividades do programa terminarem todos os alunos acabavam por se reunir depois de jantar (que se realizava por volta das 6h30) num pub local que estava reservado. Desta forma os laços iam aumentando e fortalecendo amizades que durarão para a vida.

O último dia do projecto, para além de bastante emocional foi também muito especial. A parte mais marcante desse dia foi o piquenique nocturno realizado apenas pelos alunos, na floresta. Foi uma partilha de emoções e memórias que ficaram de certo gravadas nos nossos corações.

No final do projeto foram apresentados os trabalhos realizados pelas equipas durante a semana, que consistiram em criar panfletos sobre “O que se deve fazer ou não fazer numa entrevista de emprego”, e vídeos das atividades desportivas realizados pelos alunos.

Esta experiência permitiu travar amizades imensas, conhecer novas culturas e costumes, em especial, a cultura polaca. Possibilitou também abrir horizontes, não só em termos de descoberta de novas e diferentes mentalidades e opiniões, mas também em relação ao desenvolvimento da língua inglesa e ao futuro profissional das alunas, tornando toda esta experiência muito gratificante.

Arquivo
bottom of page